origifure

Como funcionam os acumuladores de calor?

22-09-2009 09:00

 

Um acumulador de calor é concebido para ser ligado no início da época de aquecimento (normalmente de Outubro a Março) e ficar permanentemente em funcionamento. Durante esse período, o aparelho consome até 7 horas diárias de electricidade (período de carga) aproveitando a tarifa bi-horária, “carrega” durante a noite para difundir calor durante as 24 horas. O calor é armazenado num núcleo de placas de acumulação especialmente concebidas para o efeito, atingindo uma temperatura máxima de 650° C. Esta “carga” está então disponível para aquecer a casa de acordo com as necessidades, sendo dissipada gradualmente através das próprias superfícies do aparelho (convecção natural) e pelas grelhas difusoras, sem mais consumo energético até ao início do próximo período de carga, na noite seguinte.
 
Desde que correctamente calculado e dimensionado o aparelho, em termos de potência. relativamente à área a aquecer, mantém uma temperatura média constante de aproximadamente 20ºC. Por si só representa uma melhoria significativa no ambiente da casa. Ao manter uma temperatura estabilizada acima do “ponto de condensação” previne o aparecimento de humidades nas paredes, caixilhos de janelas e mobiliário e garante o bom estado de conservação dos mesmos. Isto para não mencionar, é claro, um ambiente interno mais saudável!

No início do período de carga, no núcleo do aparelho, o calor é transferido das resistências eléctricas para as placas de acumulação de magnetite de alta densidade, mineral de elevada tolerância térmica A temperatura a ser atingida por este núcleo de acumulação é regulável pelo utilizador através de um botão de controlo de carga. Conforme a temperatura interna no núcleo de acumulação se eleva, o calor é transmitido através dos painéis internos de isolamento de lã-de-rocha e sílica microporosa e pelos painéis exteriores do aparelho por convecçâo natural para o ambiente. Terminado o período de carga, o núcleo de acumulação atingiu a sua temperatura máxima, ao mesmo tempo que as exigências de aquecimento sejam maiores.

Existe um segundo botão de controlo, o botão de controlo de descarga que pode ser manuseado pelo utilizador por forma a .maximizar a rentabilidade, que comanda o mecanismo de aumento de dissipação de calor, que desempenha um papel vital.

Devido ao elevado níve1 de qualidade do isolamento térmico do aparelho, com o arrefecimento progressivo das placas de acumulação, a temperatura interna do acumulador desce, no entanto continua a ser o suficiente para representar um aumento significativo na temperatura ambiente. Para obter a máxima rentabilidade do sistema, o mecanismo de aumento de dissipação de calor, quando accionado abre as passagens de ar que estabelecem uma comunicação directa entre as placas de acumulação e a grelha difusora de ar quente, provocando a libertação do calor ainda retido no interior do acumulador A constante passagem do ar no interior do núcleo do acumulador proporciona a eliminação dos fungos, ácaros, pólenes e outros pós em suspensão no ar.

 

Os acumuladores de calor podem funcionar a solo ou integrados num sistema completo para toda a casa. Em qualquer dos casos controlados individualmente. Os controlos encontram-se localizados no topo à direita do aparelho
Share |
Share |

Procurar no site

Contacto

ORIGIFURE UNIP. LDA - - INSTALAMOS EM TODO PAÍS ORÇAMENTOS GRÁTIS Rua D. João IV, 477
4000-302 Porto
Porto
229742204
911058366
Lisboa
933553009
www.origifure.com